dezembro 11, 2010

Jogando e Imaginando à luz de uma lareira...

 Numa noite em que o sono tardou, estendemos uma manta junto à lareira e sentámo-nos juntas a brincar...

Lemos muitos livros entre estes o livro " Viva o peixinho", um livro fantástico que recomendo vivamente, cujo potencial educativo é quase ilimitado.
A L. quis fazer o puzzle que "reciclei" (pintei a parte detrás de um puzzle antigo) baseando-me nas ilustrações fantásticas deste livro.

Em seguida L. quis fazer o jogo da árvore de Natal.
Na verdade este jogo é um objecto que encontrámos na casa da avó V. em Agosto escondido num armário. Penso que faria parte das decorações natalícias mas a L. utiliza-o deste então como jogo e na verdade a montagem desta árvore é um excelente exercício de motricidade fina, raciocínio e visualização espacial.
Depois como estavamos perto da lareira explorámos troncos e pinhas.
Explorámos as suas propriedades (texturas, sons, peso, forma, tamanho) e outras particularidades como os anéis concêntricos de crescimento.

Usámos giz para  pintar um tronco. Seguimos as marcas concêntricas do tronco; tentámos desenhar sobre as diferentes texturas do tronco (zonas lisas, zonas rugosas...)
A L. surpreendeu-me quando pegou num tronco delgado e disse: "- Parece o tinca-espinhas!" (peixe que aparece ilustrado no livro "Viva o peixinho" que anteriormente tinhamos lido).
As crianças são observadoras excelentes, de facto.

Depois a L. incorporou os troncos e pinhas nos seus jogos dramáticos com os pequenos bonecos e demorou-se nesta actividade.

Construiu uma casa na floresta, com escorregas e uma torre muito alta a que chamou "torre do mundo".
Não imagino de onde lhe surgiu a inspiração para tal nome. Na verdade a L. tem uma imaginação muito fértil; ela envolve-se totalmente num mundo de fantasia, narrando contos e diálogos entre os bonecos e os cenários que cria.

E a noite que já ia longa terminou com a L.a ouvir o mar dentro de um búzio grande frente à luz do lume que já findava...e perguntou:

"-  mamã o mar tá aqui dentro?"

 - Poderá concha tão pequena conter um mar tão grande? Poderá ser tão pequeno conter alma tão grande?

 (Amo-te, muito minha pequena alma grande). 

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Angela
Fiquei impressionada com teu blog. Gostei imensa a tua criatividade e sensibilidade. É um dom, uma abilidade que realmente deves continuar! Elisabeth

Angela disse...

Elisabeth é tão bom sempre escutar as tuas palavras.
Sabes tu para mim és uma referência como Educadora e especialente como Pessoa que guardo no meu coração desde a minha Infância...

Obrigada pela tua visita a este blog.
Beijinhos,
Angela