Há alguns dias a Bebé entornou um saco de cereais pela cozinha. Foi a felicidade total para ela e uma tristeza para mim!...
Tentou apanhá-los do chão, atirá-los ao ar, espalhá-los ainda mais enfim...realizou todo um conjunto de experiências sensoriais que eu apesar da confusão não poderia impedir a Bebé de realizar.
Nesta fase as crianças aprendem por execelência através dos seus sentidos, explorando, descobrindo, experimentando. Cabe ao educador aproveitar esses momentos de exploração e diversificar as aprendizagens que poderão ocorrer nesses momentos.
Tentou apanhá-los do chão, atirá-los ao ar, espalhá-los ainda mais enfim...realizou todo um conjunto de experiências sensoriais que eu apesar da confusão não poderia impedir a Bebé de realizar.
Nesta fase as crianças aprendem por execelência através dos seus sentidos, explorando, descobrindo, experimentando. Cabe ao educador aproveitar esses momentos de exploração e diversificar as aprendizagens que poderão ocorrer nesses momentos.
Assim, antes de limpar a confusão, deixei que a Bebé explorasse livremente o material e depois forneci-lhe novos objectos afim de diversificar e ampliar as experimentações e as aprendizagens, verbalizando simultaneamente os nomes dos diferentes objectos, as suas cores, funções e as acções que a Bebé ía realizando.
Na verdade, estas experiências ajudam a Bebé a desenvolver por exemplo noções de causa-efeito; conceitos como dentro/fora; vazio;cheio; muito; pouco; a conhecer novas texturas e outras propriedades físicas dos objectos além de contribuirem para o desenvolvimento da motricidade fina e da linguagem.
Mas o mais importante nestas actividades é que o grau de envolvimento da criança é muito elevado o que potencia substancialmente o poder educativo das mesmas.
Pois nestas idades parece que quanto maior for a entropia do sistema maior será o grau da aprendizagem realizada! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário