dezembro 28, 2009

A Bebé e os Livros

Hoje a Bebé indicou a imagem da Lua e disse claramente: úa.
Foi nesta imagem que pertence ao livro Pastor de Rimas ( um dos livros preferidos da Bébe) de Alexandre Parafita com ilustrações fantásticas de Catarina França.

Já há algum tempo que me parecia que a Bebé indentificava a Lua nos livros, verbalizando a palavra mas pareceu-me que era ainda cedo para a Bebé o fazer mas, afinal não é.

Na verdade a paixão da Bebé pelos livros tem sido uma constante ao longo da sua vida; estes têm sido objecto e brinquedo de eleição desde os 7 meses de vida.

Durante o dia explora livros várias vezes; por vezes sozinha e outras vezes pede-me que acompanhe na sua exploração. Vem ter comigo trazendo um livro e dizendo "queres" estende-mo para que lho leia.
Os livros estão por toda a casa e ela pode escolher livremente o que quer e ela sabe exactamente o livro que quer em determinado momento.

A atenção que a Bebé dedica aos livros é fascinante.
E eu, que também adoro ler, compreendo o seu fascínio.

Agora que já identifica a Lua nos livros; não vejo a hora de a observar e identificar no céu.

Em breve, Bebé, estaremos os três de telescópio apontado ao céu a explorar o relevo da Lua...


Devo dizer que com poucos meses de vida a Bebé ouvia-me ler Camões e recitar Pessoa e outras poetas. Talvez por isso aprecie tanto poesia.
Sempre cantei muito para a Bebé e começei a explorar livros com ela desde os 3 meses.
De tal forma que aos 5 meses a Bebé já explorava os livros sozinha.
Talvez este ambiente liríco em que a Bebé se desenvolveu ao longo do primeiro ano de vida tenha contribuido para a capacipade metalíguistica e verbal que a Bebé apresenta hoje que completa 15 meses de vida.


5 meses
7 meses
11 meses


Sem comentários: